Avançar para o conteúdo

Curso de Cuidador de Idosos

Geral
Lista de desejos Partilhar
Share Course
Ligação da página
Share On Social Media

Sobre o curso

Bem-vindo ao curso de cuidador de cuidados domiciliários! Vamos ajudá-lo a entrar num mundo onde o seu trabalho diário faz uma diferença real na vida de alguém. Ser ajudante familiar significa mais do que realizar tarefas — é criar laços, oferecer conforto e tornar a vida dos pacientes mais feliz.

Para quem é este curso? Este curso é destinado a todos aqueles que desejam dedicar-se ao cuidado de pessoas mais velhas ou a pessoas dependentes em suas casas, uma prática cada vez mais valorizada em Portugal. Os ajudantes familiares também são conhecidos como cuidadores de idosos ou auxiliares de saúde, podendo trabalhar tanto por conta própria como através de uma empresa de apoio domiciliário.

Porque é que os cuidados domiciliários são importantes? Receber cuidados de saúde no conforto do próprio lar permite que os pacientes permaneçam rodeados pelas coisas que gostam e pelas pessoas que mais amam, enquanto recebem os cuidados de apoio de que necessitam. As ajudantes familiares ajudam as pessoas dependentes ou doentes nas suas atividades de vida diárias, como por exemplo,  tomar banho, vestir-se, alimentar-se e ajudam a cuidar das suas casas.

Ao ajudar as pessoas a satisfazer as suas necessidades através de cuidados pessoais, os ajudantes familiares terão a oportunidade de criar relações genuínas e significativas, estando ao lado dos seus pacientes nos momentos em que mais precisam de apoio e carinho. Cuidar é a essência do seu novo caminho profissional, uma jornada de empatia, respeito e compromisso.

O que vai aprender? Desde técnicas básicas de higiene, como dar banho, seja na casa de banho ou na cama, até habilidades mais específicas como a assistência nas refeições e na mobilidade, incluindo a transferência para uma cadeira de rodas. Vai também aprender a organizar e manter a casa de forma a garantir um ambiente limpo, seguro e acolhedor para o paciente. Uma vez que a maioria dos pacientes do serviço de apoio domiciliário são idosos, iremos abordar vários temas relacionados com o envelhecimento e com os cuidados a pessoas idosas dependentes.

Ao longo deste curso, vai adquirir conhecimentos essenciais que o ajudarão a ser um ajudante familiar competente, cuidadoso e profissional.

Pronto para começar? Inscreva-se hoje mesmo e dê o primeiro passo numa carreira que promete não só transformar a sua vida, mas também a de muitos que precisam de cuidados especiais. Junte-se a nós e torne-se mais do que um cuidador: ajude a melhorar a qualidade de vida de quem mais precisa.

Mostrar mais

O que vai aprender?

  • Vai aprender desde técnicas básicas de higiene, como dar banho, seja na casa de banho ou na cama, até habilidades mais específicas como a assistência nas refeições e na mobilidade, incluindo a transferência para uma cadeira de rodas. Vai também aprender a organizar e manter a casa de forma a garantir um ambiente limpo, seguro e acolhedor para o paciente. Uma vez que a maioria dos pacientes do serviço de apoio domiciliário são idosos, iremos abordar vários temas relacionados com o envelhecimento e com os cuidados a pessoas idosas dependentes.

Conteúdo do curso

Módulo 2 – Ciclo Vital: Idade Adulta e Terceira Idade
No módulo 2 vamos falar sobre temas relacionados com o envelhecimento tais como as principais alterações que surgem com o envelhecimento, quais os graus de dependência mais utilizados, como melhorar a segurança do idoso no domicílio, como proporcionar um ambiente doméstico adequado, como prevenir acidentes em casa e como devemos comunicar com a idoso e a sua família.

Módulo 3 – Principais Doenças dos Idosos
Neste módulo vamos falar sobre as principais doenças que encontramos na Terceira Idade tais como, demências, Alzheimer, Parkinson, AVC, Fraturas, Diabetes e Hipertensão.

Módulo 4 – Sinais Vitais e Sinais de Alerta
Neste módulo vamos falar sobre os sinais vitais como a temperatura, a pulsação, a pressão arterial, a respiração e o nível de dor. Falaremos também sobre a avaliação do açúcar no sangue (glicémia capilar) e sobre a hipoglicémia ( baixa quantidade de açúcar no sangue). Abordaremos os principais sinais de alerta a ter em atenção quando cuidamos de uma pessoa idosa em casa.

Classificações e avaliações de alunos

No Review Yet
No Review Yet